Desenvolvimento de sites e sua importância para uma empresa

criação e desenvolvimento de sites

Redatora: Michelle Camila Jorn

Lembro-me de quando estava na escola e a minha professora dizia que vivíamos numa época globalizada, onde tudo estava conectado à internet. Isso há mais ou menos dez anos. De lá para cá, o avanço da internet aumentou massivamente e está presente na vida de muitos brasileiros. De acordo com pesquisas de 2016 do IBGE, 116 milhões de pessoas têm acesso à internet no Brasil.

Então, na era em que crianças já nascem com um iPad em mãos, não podemos negar a importância de uma empresa ter o seu próprio site, tendo em vista o vasto mercado competitivo no qual estamos inseridos.

Vantagens em ter o próprio site

desenvolvimento de sites desde o inicio

Uma das principais vantagens de um site é o deste facilitar a comunicação entre a empresa e o consumidor.  O feedback é muito mais rápido, uma vez que a internet permite a aproximação entre ambos lados, gerando assim uma troca de informações instantânea.

Outro ponto positivo é que a empresa terá muito mais chances em alcançar um número maior de clientes, dessa forma, ampliando seu mercado e consolidando a sua marca e fortalecendo o seu nome entre os concorrentes.

Fortalecimento da marca através do site

branding fortalecimento de uma marca

Uma vez que a marca torna-se conhecida entre os consumidores, ela ganha solidez e credibilidade. A credibilidade é um dos pontos essenciais para que uma empresa possa conquistar cada vez mais clientes.

Ao ganhar credibilidade, certamente o consumidor que procura por um determinado produto ou serviço, dará preferência a essa marca conhecida. Já que credibilidade inspira confiança.

Ingredientes para um bom site

Imagine que um consumidor procurando por um produto ou serviço, decida procurar pela empresa na internet e se depara com um site cheio de informações não claras e um layout disfuncional. Certamente, ele não navegará no site por muito tempo e acabará esquecendo o nome da empresa pela qual pesquisou.

Portanto, não basta apenas a empresa ter o seu próprio site. Ela precisa com que este seja funcional, ou seja, um site claro, dinâmico, com apenas informações necessárias, onde o consumidor possa navegar de maneira fácil e encontrar exatamente o produto ou serviço do qual necessita.

Os passos a serem seguidos para a construção de um bom site são basicamente os mesmos de quando a empresa decide o produto ou serviço que irá fornecer.

Primeiramente você deve se perguntar qual o objetivo desse site. Quais os resultados que pretende alcançar? Você deve também conhecer o público com o qual irá trabalhar, bem como a sua concorrência. Todos esses pontos são fundamentais na hora de traçar uma estratégia para o desenvolvimento do site. Uma boa estratégia evita criar um site confuso, disfuncional e que não trará nada de relevante a quem procurou por ele.  

Lembre-se que o foco principal é o de atrair visitantes. Então, uma vez o site pronto, toda forma de divulgação é válida. Páginas em redes sociais como o Facebook, por exemplo, hoje em dia, são uma ótima opção para quem procura divulgar uma marca.

Como pode ser a criação de um site

O Desenvolvimento de Sites pode ser realizado através de plataformas gratuitas que você encontra na internet ou por agências especializadas. A escolha depende do que a empresa procura e o de seu orçamento. Mas, se o ideal é ter um site profissional, o recomendado é procurar pelas agências e entender como elas trabalham o processo de criação do site.  

Algumas empresas, por exemplo, adotam o PHP e Ruby em seus projetos, por serem soluções ágeis e possuírem as melhores linguagens de programação dirigida à performance e escabilidade da aplicação em ambiente web.

Outro método de agências é o de desenvolver um layout que seja responsivo, ou seja, se adapte a qualquer tamanho de tela, alterando a sua disposição permitindo uma perfeita visualização e leitura independente do dispositivo que o consumidor esteja utilizando para navegar pelo site.

E você já ouviu falar de Mobile First? Clique aqui e confira!

E Plataformas E-commerce, conhece? Clique Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *